terça-feira, 16 de outubro de 2012

Realinhamento e balanceamento do seu corpo! Artigo publicado no Jornal Diário do Sudoeste


Desenvolver a coordenação motora fina é uma das primeiras preocupações quando entramos na escola. Ao termos um carro, procuramos mantê-lo alinhado e balanceado antes de uma grande viagem. Mas e a postura do corpo, aquele que nos carrega por todos os anos em que estivermos vivos? A postura é regulada de forma fina pelo sistema postural. O sistema postural integra a nível cerebral as informações vindas principalmente dos pés, dos olhos e das vísceras, processa essas informações e dá como resposta a intensidade do tônus muscular em cada cadeia muscular e, com isso, mantém a postura. Quem explica é a fisioterapeuta em Pato Branco Denize Penteado, com formação internacional em pilates, e as especializações em Terapia Manual e Postural; e em Posturologia com ênfase em Posturoterapia Neurossensorial. 
“Se uma pessoa está em disfunção postural, ela vai ter aumento da contração muscular em algumas regiões, e semelhante a um carro com pneus desalinhados, isso vai potencializar desgastes em certas regiões, a diferença é que o pneu de carro pode ser trocado com certa facilidade, o que não acontece para nossas articulações”, ilustrou.

Denize tem estudado e procurado aplicar na região esse atendimento inédito que é a posturologia, uma técnica multidisciplinar baseada em tratamentos informacionais, ou seja, busca dar informação para que o sistema postural possa se reprogramar e com isso realinhar a postura e o tônus muscular. “A posturologia vem fazer um “alinhamento e balanceamento” do corpo, restaurando a funcionalidade do organismo. O tratamento consiste em uma avaliação clínica rigorosa do paciente, o terapeuta então buscará neutralizar possíveis fatores que atuam como “parasitas” do sistema postural e podem bloquear as correções. Então é feita também uma avaliação e regularização do tônus postural através de técnicas manuais específicas e bem fundamentadas chamadas de Posturologia Neurossensorial (PNS), desenvolvida pelo dr. Phillipe Villeneuve. Em um segundo tempo, são elaboradas palmilhas para reprogramação postural, confeccionadas de forma personalizada, que vão ser usadas por um determinado tempo dentro dos calçados dos pacientes, como forma de memorizar a correção do sistema postural”, explicou.
Já praticante de pilates há dois anos, a funcionária pública Jane Magali França Fornari de Oliveira passou pela avaliação postural e está há três meses fazendo uso das palmilhas desenvolvidas com Denize Penteado. “Eu tenho um desgaste no joelho direito que doía muito. Com o uso da palmilha aliviou bastante”, comemora, notando que a sua postura também melhorou. “Eu tinha uma dor cansada nas pernas, parece que pesavam toneladas”, recorda-se Jane, sem nenhuma saudade.
Foto: Daiana Pasquin
Ineditismo
No Brasil ainda é novidade, mas a Posturologia Neurossensorial há muito tempo já é conhecida e praticada em países como a França, Espanha, Canadá e Portugal. A França, aliás, é o berço da Posturologia moderna, sendo aceita e muito praticada no sistema público de saúde, como forma de tratamento e prevenção das mais diversas formas de distúrbios crônicos. Neste país, a posturologia é usada também como tratamento complementar em caso de dislexias e disgrafias em crianças.
No Brasil são poucos estudos ainda. No início deste mês, Denize Penteado esteve em Londrina no Curso de Formação em Posturologia: Posturoterapia Neurossensorial, ministrado pelo próprio precursor e criador da técnica, Phillipe Villeneuve, também presidente da Associação Francesa de Posturologia.
Denize acredita que em algum tempo a técnica será reconhecida por toda a comunidade médica e de saúde, assim como aconteceu com o Pilates, o RPG e a Microfisioterapia. “No início acreditava-se que eram os ossos desorganizados a causa das dores e disfunções, e foi assim que surgiu os primórdios da osteopatia, após isso a atenção se voltou para os músculos, pois são eles que controlam as posições dos ossos, e daí surgiu o RPG e o Pilates, porém quem comanda os músculos é o sistema nervoso, e aí entra a Posturologia que vai falar “diretamente com o chefe” e através de liberações neurossensoriais e de palmilhas posturais busca interferir e regularizar o funcionamento muscular e com isso realinhar os ossos”.
Cada técnica tem sua utilidade e seus benefícios, reconhece a fisioterapeuta, comentando que na maior parte dos casos é necessário uma associação de técnicas para acelerar e favorecer melhores resultados aos pacientes e alerta que a posturologia não serve para casos agudos ou específicos de forma segmentar.
Desequilíbrio
postural

Os fatores que desencadeiam os desequilíbrios posturais são múltiplos, e vêm desde deficiências no desenvolvimento motor quando criança, traumatismos cranianos, mesmo leves, traumas da musculatura paravertebral, alterações orgânicas dos pés e alterações oclusais ou da musculatura extraocular. Denize relaciona ainda o excesso de sobrecarga, cargas inadequadas ou repetitivas no trabalho, além do estresse e fatores emocionais, que podem alterar a nossa postura. O uso de calçados inadequados, principalmente em crianças, é outro importante fator.
“A manutenção de posturas inadequadas e repetitivas é sim um fator agravante das desordens posturais, porém devemos pensar mais além, pois a postura é algo automático que, assim como a respiração, podemos controlar de forma consciente por algum tempo, mas assim que dispersamos nossa atenção do controle postural, este volta a ser involuntário”. Por isso, ela acredita ser pouco eficiente pedir para uma criança, por exemplo, se sentar de forma correta, pois a regulação da postura de forma automática é inconsciente e baseada em um programa cibernético gravado em nosso cérebro durante o desenvolvimento desde bebês, e alterado durante a vida por traumas físicos sofridos, pelo ambiente em que vivemos e por nossa personalidade.
Para crianças e adultos
São muitos os sinais que o corpo dá de que algo está errado a partir da postura (leia destaque). Quando crianças ou adultos, muito pode ser observado. Denize menciona que em crianças a posturologia pode evitar o agravamento de uma escoliose ou até mesmo reverter o quadro, já em adultos o quadro é menos animador no sentido de reversão, pois os ossos do individuo já se formaram sobre a influência de uma sobrecarga errada, porém a posturologia vem como uma remediação, estabilizando a evolução e diminuído as dores. “Hipercifoses e hiperlordoses assim como desvios menores, de algumas vértebras, se beneficiam do realinhamento geral do corpo, tratando assim dores crônicas, e todas as outras patologias causadas pela postura incorreta”.
As diferenças de tratamento consistem também na indicação, que é em particular para casos crônicos ou recidivos. Outra diferença importante está no tempo que o paciente precisa despender para o tratamento, já que se trata de consultas realizadas com intervalos de um a três meses e duração de uma hora, e em casa e no dia a dia, o paciente vai utilizando as palmilhas para reprogramação postural. 
Sinais de que seu corpo está cansado ou com postura incorreta
Os sinais mais facilmente relacionados aos distúrbios posturais são:
- Os desalinhamentos corporais;
- Excesso de tensão muscular em determinadas regiões;
- Tendinites;
- Dores e desvios na coluna;
- Desgaste ósseos, sempre de forma crônica e que não reage bem aos tratamentos convencionais, ou que sempre recidiva;
- Zonas de calosidade excessiva em certos pontos dos pés são evidência de descarga de peso de forma inadequada;
- De forma menos evidente, mas fortemente correlacionado, estão sintomas como bruxismo, zumbidos, pseudo vertigens, dores de cabeça, falta de habilidade e descoordenação corporal, entre outros;
- As consequências mais claras são as hipercifoses, hiperlordoses, escolioses, e dores na coluna;
- Artroses na coluna, em quadris, joelhos e pés;
- Tendinites, bursites, fasceítes e dores musculares tensionais;
- Joanetes, hipercalosidades;
- Dores de cabeça de origem tensionais, bruxismos, zumbidos.

Cuide bem do seu bem mais preciso... Nada é melhor do que viver em harmonia com seu corpo!