sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Saiba mais sobre a origem do Método Pilates



                Você provavelmente já ouviu falar sobre o Método Pilates na mídia, mas você sabe no que se baseia o método, como ele surgiu e que benefícios ele te traz?
                Neste artigo vamos falar um pouco sobre a história do Pilates
                O método leva o nome do seu criador, Joseph Hubertus Pilates, um alemão, que desde a sua juventude apresentou problemas de saúde. Como forma de lutar contra as doenças e fortalecer seu corpo ele praticou vários esportes e estudou as técnicas conhecidas na época e assim ele desenvolveu seu próprio método de exercícios que o curaram.


                Em 1912 ele estava na Inglaterra, onde trabalhava como artista circense e dava aulas de defesa pessoal para a polícia local, quando estourou a segunda guerra mundial, ele foi levado para os campos de concentração, onde treinou seus colegas no que ele chamava de Contrologia, ou seja, o controle consciente de todos os movimentos do corpo. Desenvolveu seus aparelhos com madeira e molas disponíveis para que seus colegas pudessem recuperar a força e saúde.
Relatos afirmam que Pilates recebeu créditos pelo fato de nenhum dos prisioneiros de seu pavilhão ter sido afetado pela epidemia de Influenza que matou milhares de ingleses.
                Ao fim da Guerra ele voltou para a Alemanha, onde foi convidado pelo governo para treinar seus soldados, mas ele recusou e mudou-se para os EUA. Na viagem de navio conheceu a enfermeira Clara, que viria a ser sua segunda esposa.   
Estabeleceu-se em Nova York e montou seu estúdio, onde conheceu bailarinos e os reabilitou de suas lesões, propagando assim o método.


Em 1967, com 86 anos Joseph faleceu, ao tentar salvar seus equipamentos de um incêndio em seu estúdio, por inalar muita fumaça.
Clara continuou ministrando aulas, juntamente com seus discípulos, primeiros alunos de Joseph. Dessa forma o método foi sendo levado a outros lugares.
Atualmente o método vem sendo praticado no mundo todo, por pessoas com variados níveis de aptidão física, desde pessoas em busca de reabilitação de lesões e melhora postural, até atletas, dançarinos e pessoas em busca de força e flexibilidade.

“As pessoas não vão entender o brilho do meu trabalho nos próximos 50 anos” – Joseph Pilates.


  Dra Denize Penteado Crefito 8/97792F Formação Internacional em Pilates pela Sttot Pilates.




quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pilates e a importância de uma postura correta



Dores na coluna, tensão no pescoço, dores de cabeça tensionais e tendinites são apenas alguns exemplos de como nosso corpo pode ser afetado pela manutenção de uma postura corporal inadequada.
           






              A tão temida artrose que surge somente após algumas décadas de vida também é um exemplo, do desgaste articular causado por uma má postura. Sabe-se que ainda não há cura completa para este problema, somente tratamentos que irão aliviar a alteração e a dor, mas o que muitos ainda não sabem, é que em muitos casos a artrose começa a se desenvolver ainda na juventude e é resultado de longos anos de sobrecarga errada sobre a articulação, costumo explicar que a articulação possui músculos ao seu redor e que quando estamos numa postura incorreta alguns músculos estão mais tensos que os outros, isso se compara a um pneu de carro que esta desalinhado, gastando mais um lado do que o outro, e isso a longo prazo desgasta a articulação.
       O método Pilates vem solucionar esse desalinhamento do corpo, ao associar alongamento a fortalecimento muscular, e também conscientização corporal da postura correta, reequilibrando o corpo. Com isso este pode trabalhar sem sobrecargas ou tensões excessivas, aliviando dores, melhorando a circulação, o tônus muscular, e a aparência física geral.
        Alia-se a esses benefícios a aprendizagem de uma respiração correta, com melhor oxigenação corporal, alivio do estresse e melhora da auto-estima.
        O método Pilates pode ser realizado em colchonetes com bolas e acessórios e com aparelhos próprios do método. Os exercícios são seguros, prazerosos e desafiantes, as aulas são motivadoras e devido à grande quantidade de exercício possíveis nunca se torna uma aula repetitiva.

Denize Penteado – Fisioterapeuta da Ativa Terapias Pato Branco Crefito8/ 97792-F

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ano novo, vida nova

                Ano novo, vida nova! Mas as dores persistem, o sono custa a aparecer, a irritabilidade teima em continuar. Parece que nosso corpo não consegue entender que tivemos uma grande mudança, terminamos um ano e iniciamos outro novinho.  
                As férias já não dão conta de espantar nossos sintomas e o estresse. O descanso não parece mais suficiente. À medida que voltamos à rotina, as mesmas coisas voltam a nos perturbar. Dores de cabeça, dores na coluna, DORT, gastrite, constipação, cólicas, ansiedade, nervosismo, depressão. Insistimos em pensar que somos fortes o bastante para suportar os sintomas, mas eles vão aumentando e nos provocando.
                Aproveite deste simbolismo de mudança de ano, para fazer uma grande mudança na sua vida. Deixe o passado para trás. Viva o presente e o futuro sem guardar as coisas ruins do passado. Respeite o seu organismo e dê a ele um descanso.
                Muitos de nossos sintomas vêm do estresse que não conseguimos largar, e infelizmente as grandes frustrações acabam nos atormentando até mesmo inconscientemente, fazendo com que não consigamos resolver nossas alterações.
                Comece este ano perdoando, eliminando mágoas antigas, parando de remoer o que passou se frustrar pelo que não deu certo, elimine a insegurança, comece vendo tudo de forma diferente, tudo de forma mais positiva, de forma mais saudável. Conheça como seu corpo funciona. Cuide mais de sua alimentação. Pratique alguma atividade física. Cuide da sua postura. Pois assim você vai ter mais anos bons para poder comemorar.

Dr. Ivan Bonaldo  
Crefito 8/99696-F