quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pilates e a importância de uma postura correta



Dores na coluna, tensão no pescoço, dores de cabeça tensionais e tendinites são apenas alguns exemplos de como nosso corpo pode ser afetado pela manutenção de uma postura corporal inadequada.
           






              A tão temida artrose que surge somente após algumas décadas de vida também é um exemplo, do desgaste articular causado por uma má postura. Sabe-se que ainda não há cura completa para este problema, somente tratamentos que irão aliviar a alteração e a dor, mas o que muitos ainda não sabem, é que em muitos casos a artrose começa a se desenvolver ainda na juventude e é resultado de longos anos de sobrecarga errada sobre a articulação, costumo explicar que a articulação possui músculos ao seu redor e que quando estamos numa postura incorreta alguns músculos estão mais tensos que os outros, isso se compara a um pneu de carro que esta desalinhado, gastando mais um lado do que o outro, e isso a longo prazo desgasta a articulação.
       O método Pilates vem solucionar esse desalinhamento do corpo, ao associar alongamento a fortalecimento muscular, e também conscientização corporal da postura correta, reequilibrando o corpo. Com isso este pode trabalhar sem sobrecargas ou tensões excessivas, aliviando dores, melhorando a circulação, o tônus muscular, e a aparência física geral.
        Alia-se a esses benefícios a aprendizagem de uma respiração correta, com melhor oxigenação corporal, alivio do estresse e melhora da auto-estima.
        O método Pilates pode ser realizado em colchonetes com bolas e acessórios e com aparelhos próprios do método. Os exercícios são seguros, prazerosos e desafiantes, as aulas são motivadoras e devido à grande quantidade de exercício possíveis nunca se torna uma aula repetitiva.

Denize Penteado – Fisioterapeuta da Ativa Terapias Pato Branco Crefito8/ 97792-F

Nenhum comentário:

Postar um comentário