terça-feira, 26 de outubro de 2010

Baropodometria, uma fotocópia colorida da sua pisada!

      Olá a todos como prometido vim falar um pouco mais sobre a Baropodometria, uma novidade aqui em Pato Branco. Trata-se de uma plataforma de pressão conectada a um programa de computador, que registra através de sensores de pressão a forma como pisamos e descarregamos nosso peso no chão, e nos mostra através de uma escala de azul até vermelho os ponto que mais sofrem pressão no nosso corpo.
       Acima temos uma foto dessa plataforma, olhando assim não parece grande coisa, mas como me disse uma futura engenheira elétrica: "- Veja bem quanto sensores tem ali!"
       A avaliação pode ser dinâmica ou estática, ou seja, com o individuo parado ou andando, pra visualizar melhor vou colocar a imagem de um exame:



      Nesse exame foi possível ver que o peso do corpo esta mais distribuído no calcanhar do que na parte anterior do pé , 68% no pé direito e 75% no pé esquerdo, e que o calcanhar é pronado, pois tem mais descarga na parte medial do calcanhar, isso fica muito evidente no pé direito onde o ponto vermelho está bem na borda. O pé também foi classificado como cavo, pois a parte lateral externa dos pés não faz pressão no solo.


     Mas podemos ver também que o centro de massa de cada pé (representado por bolinhas brancas, esta praticamente alinhado, e que o peso esta bem distribuído entre os dois pés. Eu diria que se fosse um carro ele estaria com o balanceamento bom, mas precisa fazer um alinhamento dos "pneus".

Não é só nosso carro que precisa de alinhamento e balanceamento, nós também precisamos nos cuidar, porque embora seja fácil trocar os pneus e outras peças de um carro quando estas desgastam, não é fácil trocarmos nossas peças!

Boa semana a todos!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Palmilhas Posturais

Olá a todos nesse dia chuvoso!



Vim falar com vocês a respeito das palmilhas posturais, suas vantagens e benefícios em tratamento e prevenção de desordem posturais, bem as palmilhas começaram a ser fabricadas na França, após muitos estudos terem concluído que a forma como pisamos interfere em todo nosso corpo.






   O pé é um dos principais receptores usados pelo corpo para adaptar constantemente nossa atividade muscular em nossa constante luta para nos mantermos em pé contra a gravidade. Através de inúmeros receptores localizados na pele, nas articulações e nos ligamentos o cérebro obtém informações acerca de nossa localização no espaço e faz os ajustes musculares necessários para manter nosso equilíbrio.

   Em nossa vida, por mil fatores possíveis, podemos ter alterações na nossa pisada fazendo com que nosso cérebro processe erroneamente essas informações, e dessa maneira use de forma inadequada nossos músculos, provocando dores e sobrecargas articulares. O contrário também é valido, dores e tensões musculares afetam nossos pés.

   É o caso de pessoas que pisam somente com a parte externa dos pés por exemplo, e vão ter retificações na coluna, e consequentemente dor.
Ou das pessoas que descarregam o peso na parte interna dos pés:

   Para corrigir esse e outros possíveis desvios de pisada usamos as Palmilhas Posturais, fabricadas de forma indivualizada para cada pessoa, e até mesmo de forma diferente para cada pé da mesma pessoa. Através de pequenos calços de 1 a 6 mm, colocados conforme avaliação da Baropodometria, o cérebro vai receber informações corretas das pisada e com isso reequilibrar todo o corpo.
Bom acho que era isso, sobre a Baropodometria esse é assunto para outro post.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Estreando no Blog

Olá Amigos

A primeira postagem está em tom de apresentação, somos uma clínica de Fisioterapia, localizada em Pato Branco- PR, trabalhamos com Pilates, Microfisioterapia, e Palmilhas Posturais, o blog foi criado com objetivo de trazer mais informações e de compartilhar o conhecimento e experiências nossas de todos os dias!

Sejam bem-vindos e fiquem a vontade para comentar, perguntar, sugerir... enfim que esta blog possa acrescentar algo em nossas vidas!

"Uma mente que se abre a uma nova idéia, jamais retorna ao seu tamanho original" Albert Esiten